Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Vai prestar concurso do INSS? Veja o que fazer após escolha da banca

Serão 800 vagas para técnico e 150 para analista do seguro social. Edital deve ser publicado até dezembro deste ano.

há 9 anos

Vai prestar concurso do INSS Veja o que fazer aps escolha da banca

Com a confirmação do antigo Cespe/Unb, agora chamado de Cebraspe, como a organizadora do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para 950 vagas - 800 para técnico do seguro social (nível médio) e 150 para analista do seguro social, com graduação em serviço social -, os candidatos devem focar no estilo de prova da banca, segundo especialistas.

“Agora é que vou poder direcionar melhor os estudos. Com isso vem a tranqulidade para seguir a preparação”, diz a analista de sistemas Lilian Salamon, de 51 anos, que vai prestar para técnico do seguro social. Ela está há seis meses se preparando para seu primeiro concurso, mas garante que vai ficar com a vaga. “É hora de fazer muitas questões para assimilar o conteúdo já estudado. Quando o edital sair, é a hora de ver as novidades e intensificar os estudos em cima delas. Caso não haja novidades, farei uma revisão da matéria e continuarei no treinamento de exercícios”, diz.

O candidato deve continuar estudando a teoria das disciplinas e resolver questões de provas anteriores do Cespe, afinal a familiarização com a banca organizadora faz com que o candidato chegue mais seguro e confiante na prova, existindo menos espaço para ansiedade e nervosismo.

Estilo do Cespe

É recomendável estudar de forma aprofundada, pois a banca costuma sair do óbvio. O Cespe valoriza o conhecimento e a capacidade de interpretação do candidato e apresenta as questões que devem ser julgadas, uma a uma, como certo ou errado, em que uma resposta errada anula uma resposta certa.

A banca pede conhecimento de fato do conteúdo que está sendo cobrado por meio de simulações de casos concretos, bem como conhecimento de jurisprudência. Assim, o entendimento da matéria é mais valorizado que a memorização pura e simples.

Mais de 90% dos concursos realizados pelo Cespe trazem as provas no formato certo/errado. Para ele, a prova somente será de múltipla escolha se o INSS exigir. Vale ressaltar que no último concurso do INSS para técnico e analista organizado pelo Cespe, a prova foi no formato certo/errado.

E quem estudou por outra banca?

Quem estava estudando baseado no último edital para técnico, feito pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em 2011, não deve desanimar e achar que perdeu tempo. O importante é adaptar o estudo sem esquecer que muito conhecimento já foi assimilado.

Planejamento de estudo

Agora é importante que o candidato planeje os estudos dentro da sua realidade e o tempo de estudo deve render o máximo possível. O QualConcurso disponibilizaSimulados de diversas carreiras, inclusive do INSS, para o candidato testar seus conhecimentos, além de contar com uma área de Controle de Estudos, que distribui o tempo disponível do candidato pelas disciplinas do concurso para o qual ele se preparando. Vale a pena conhecer melhor os planos oferecidos pela plataforma, para turbinar os estudos nessa fase final.

O planejamento deve englobar todas as disciplinas previstas para o concurso e ser dividido entre estudo da teoria e resolução de questões. É importante que sejam contemplados todos os dias da semana na preparação.

Fonte

www.qualconcurso.com.br

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações329
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vai-prestar-concurso-do-inss-veja-o-que-fazer-apos-escolha-da-banca/240481626

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)