Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Planejamento é a fórmula dos estudos de Aureliano

há 8 anos

Aprovado em 12 concursos públicos, Aureliano do Nascimento Barcelos é um exemplo de superação. De origem humilde, filho de mãe dona de casa e pai segurança, começou a trabalhar desde cedo para ajudar a família. O concurseiro conta que passou por algumas dificuldades, além de precisar abdicar de diversas coisas para alcançar seus objetivos. “Não foi fácil, mas nunca me permiti desanimar”. Aos 15 anos, Barcelos trabalhou como entregador de quentinhas e entregador de supermercados. Quando completou 18 anos, passou no vestibular para estudar Física na Universidade Estadual do Ceará, e começou a trabalhar como assistente administrativo na indústria de calçados. O interesse por concursos públicos surgiu com 20 anos.

Planejamento a frmula dos estudos de Aureliano

Para se dedicar a sua ambição, foi necessário largar a faculdade, pois estava cada vez mais difícil conciliar os estudos. Com tamanho esforço, os resultados começaram a aparecer. “De primeira, em 2003, fui aprovado na Polícia Rodoviária Federal, com boa colocação, porém, tendo em vista a falta de experiência, não me preparei para o exame físico e fui reprovado. Mesmo assim, fiquei motivado e logrei aprovação para agente municipal de trânsito em 2004, cargo que assumi em 2005 e permaneci até 2007”, conta.

Ainda em 2007, foi aprovado para soldado da Polícia Militar, escrivão da Polícia Civil e agente de trânsito estadual, quando optou pelo cargo na Polícia Militar, onde permaneceu até 2009. “No ano de 2008, fui aprovado para técnico do Tribunal Regional Federal e, em 2009, para agente penitenciário federal. Fiz concurso também no ano de 2009 para a Abin, mas fui reprovado”, lembra Aureliano. No mesmo ano, assumiu o cargo de agente penitenciário federal, onde permanece até hoje. Em 2010, foi aprovado para técnico do MPU. Além disso, em 2014, foi aprovado para oficial de justiça do Estado do Ceará e delegado de Polícia Civil nos estados do Piauí e Tocantins. O bacharel em Direito prestou, ainda, concurso para policial legislativo da Câmara dos Deputados, porém foi reprovado.

Planejamento a frmula dos estudos de Aureliano

Este ano, Aureliano já foi aprovado na primeira fase do concurso para o cargo de procurador da Fazenda Nacional, e aguarda as demais fases. “Durante esse tempo, fui aprovado em outros concursos, para guarda municipal e agente de trânsito em municípios da Região Metropolitana, mas não assumi nenhum. Fiz mais a título de prática”, relembra ele, natural de Fortaleza. De início, Barcelos escolhia os certames visando à estabilidade e à boa remuneração. A realização de um sonho veio com o cargo de delegado, ao qual aguarda nomeação próxima. Para ele, o segredo está em começar a preparação para o concurso bem antes da divulgação do edital de abertura.

“Faço um planejamento. Leio o edital anterior, monto uma planilha de estudos e busco segui-la. Além disso, vejo diversas questões antigas da banca organizadora ou de cargos similares e faço. Hoje tenho mais tempo. Então, estudo de oito a 10 horas por dia, mas no começo, estudava de três a quatro horas, pois com o trabalho, eu não tinha muito tempo”, explica o atual agente penitenciário federal. Segundo o futuro delegado, foi preciso abrir mão de muitas coisas, como diminuir o tempo de lazer e estudar mesmo aos fins de semana. Como consequência, acabou se afastando um pouco dos amigos e familiares. Estes, porém, nunca deixaram de entender a dedicação e prestar apoio. Hoje, mesmo realizado, Aureliano Barbosa não quer parar com a vida de concurseiro. “Talvez tente magistratura federal, mas nada certo. Estou contente com a aprovação para delegado de polícia e ansioso pela nomeação, para exercer o cargo que sempre quis.”

Ele, que ainda mantém a rotina de estudos, conta que voltou a focar na área de Advocacia Pública, porém quer aproveitar o tempo livre que sua ocupação atual oferece para se dedicar a outros projetos. Quando questionado sobre a sua reação ao ser aprovado nos concursos, ele conta. “Em todas as vezes, fiquei muito feliz, com sensação de dever cumprido. O que mais me deixou surpreso foi o de procurador da Fazenda Nacional, pois eu não esperava, estava estudando menos e era uma seleção bastante concorrida.”Barcelos, que vê estabilidade, realização pessoal e remuneração como maiores benefícios da carreira pública, tem como maior objetivo servir bem à sociedade. “Como delegado de polícia, quero poder contribuir com a comunidade, trazendo mais paz e segurança a todos”, elucidou.

De acordo ainda com Aureliano, só é possível passar nos processos seletivos quem estuda e acredita em si mesmo. “Jamais desistam dos seus sonhos. Independentemente do que aconteça, continue acreditando neles. Manter o foco nos estudos é muito importante. Mesmo eu, que me dedico por horas, já fui reprovado, mas não me permiti fracassar, então alcancei meu objetivo. Todos somos capazes de chegar onde queremos, basta ter foco e disciplina. Derrotas podem surgir no caminho do concurseiro, mas não se deixe abater, aprenda com seus erros e persiga sua vitória”, aconselha.

Fonte

Acesse: www.qualconcurso.com.br

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1345
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planejamento-e-a-formula-dos-estudos-de-aureliano/261239657

Informações relacionadas

Pedro Magalhães Ganem, Advogado
Artigoshá 5 anos

Requisitos para a prisão preventiva

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O que a política populista segregacionista quer fazer a gente acreditar: Ele pode ser pobre, nordestino e teve todas as dificuldades da maioria dos brasileiros, mas é branco, logo é privilegiado.

Parabéns Aureliano, ser aprovado em um concurso público hoje em dia está cada vez mais difícil. continuar lendo

parabéns por toda as vitorias conquistada. continuar lendo

Tive a oportunidade de trabalhar com ele na PMCE (GLORIOSA) ,pessoa do bem e muito responsável. continuar lendo