Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Cespe: uma errada anula DUAS certas

há 8 anos

Por que o Cespe utiliza o critério "uma errada anula uma certa"?

De acordo com a própria banca, "para descartar a possibilidade de acerto ao acaso. O procedimento é justificável em um processo que visa selecionar o candidato com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu, descartando o “chute”. A anulação de um item correto para cada resposta incorreta é, portanto, uma segurança a mais de que a classificação no processo se deve ao desempenho individual do candidato e não à sorte."

Isso só faz sentido para o chute completamente aleatório, mas, na prática, as chances de acerto são normalmente maiores que 50%. Especialmente para candidatos mais proficientes.

Cespe uma errada anula DUAS certas

Clique aqui para Assistir ao Vídeo

Essa não é a razão real!

O que a banca quer, na verdade, é evitar que questões de baixa discriminação (esse é o termo técnico da Teoria da Resposta ao Item) sejam respondidas. O objetivo da prova é eleger os melhores candidatos, mas nem todas questões cumprem bem esse papel (as ditas questões de baixa discriminação). Então, para o examinador, o melhor é estimular a não resolução dessas questões.

O problema é que existe um mito, difundido repetidamente por professores, de que não se deve "chutar". Ou então citam "técnicas ninjas" de chute. A análise estatística dessas "bruxarias" mostra que elas não funcionam!

Já mostramos que, mesmo uma questão errada anulando uma certa, o candidato deve SEMPRE marcar todas as alternativas. Entenda melhor nesse artigo.

O que o Cespe pode fazer para atingir seu objetivo?

De forma resumida, as questões de maior discriminação avaliam melhor. Idealmente, o examinador gostaria de aplicar apenas questões desse tipo, mas na prática é muito difícil calibrá-las sem comprometer a segurança.

Tipicamente, as piores questões (de mais baixa discriminação) terminam anuladas. As demais, a banca tenta diminuir suas relevâncias divulgando o mito de que não compensa "chutar".

Quando os candidatos entenderem que não faz sentido deixar nenhuma questão em branco, a única saída para o Cespe será mudar os editais de forma que uma errada anule duas certas.

Conheça o QualConcurso. Basta clicar aqui para baixar GRATUITAMENTE o nosso e-book com os 4 passos para aprovação em concurso público.

Fonte

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações9082
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cespe-uma-errada-anula-duas-certas/305172274

Informações relacionadas

Vieira Goulart Advogados, Advogado
Artigoshá 11 meses

Câncer curado dá direito à isenção do Imposto de Renda!

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 6 anos

Você sabia que o Cebraspe nem sempre aplica o temido critério ‘uma errada anula uma certa’?

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 10 anos

6 fatos sobre as provas do Cespe, a banca mais temida

Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Confira 9 dicas para passar nos concursos do Cespe/Unb

Questões Inteligentes, Administrador
Artigoshá 10 anos

Estratégia ótima de chute nas provas do Cespe

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fiz prova Cespe dia 24/01, deixei umas 30 em branco, acho que já era. continuar lendo

Não necessariamente Natalia! Mas se você tivesse marcado todas, as chances eram de que você teria ido melhor! Nós podemos lhe orientar nesse e em outros aspectos da preparação. Bons estudos! continuar lendo

Nunca mais farei concursos federais!
Aprendi pra vida! continuar lendo

Estou amando as dicas. Tenho certeza que vocês nos ajudarão muito. continuar lendo

Obrigado Jacimar :) continuar lendo

É um procedimento no mínimo absurdo, e talvez até ilegal, pois penaliza o candidato duas vezes pelo mesmo erro, primeiro pelo erro da questão em si; segundo porque elimina uma questão que ele acertou.
É fundamental que seja feita uma regulamentação sobre concursos públicos para acabar com as injustiças e promover segurança jurídica aos candidatos. continuar lendo

Não faço mais prova da CESPE, fiz uma vez para Delegado da PC, acertei 56 questões como respondi a prova toda entrei pelo cano. Agora pergunto até que ponto isso é legal? Certo é certo, errado é errado, porque eu tenho que vê minhas alternativas respondidas de forma correta anuladas por aquelas que foram respondidas de forma errada, desde quando existe outros meios de avaliação continuada dentro do certame, as quais sejam: prova discursiva, entrevistas, prova de titulo, etc. A bem da verdade o que eu vejo é um meio de no minimo enganar o povo, eu é que não faço mais provas da CESPE. continuar lendo

Concordo, já fiz provas pela CESPE e não concordo com este critério, acho um pouco absurdo anular questões certas, mas enquanto ninguém reclamar eles continuarão fazendo isso. Tabmém não faço mais provas da CESPE. continuar lendo