Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

A importância dos Simulados para quem vai prestar concurso público

há 8 anos

Existem dois momentos bem distintos nesse processo de estudo para concurso público. No primeiro, você está procurando adquirir o conhecimento referente às matérias gerais, que costumam cair em todos os certames da área escolhida (jurídica, fiscal etc.). Não há edital publicado e é necessário ter urna determinação férrea para não deixar o tempo escoar, já que não há ainda um objetivo visível à frente. Por outro lado, é quando você pode, silenciosamente, ir ganhando posições na sua maratona. Nesse contexto, os simulados são um excelente recurso.

Em primeiro lugar, você se habitua a passar quatro horas sentado numa cadeira fazendo prova. Pode parecer bobagem, mas no início é quase insuportável. Depois, mais outras tantas horas assistindo à correção. Melhor! Há concursos com prova pela manhã e à tarde. Ponto para você que já estará “escolado” nisso, enquanto os outros entrarão em desespero, sem posição na cadeira…

A importncia dos Simulados para quem vai prestar concurso pblico

Em segundo lugar, você se sente obrigado a melhorar o desempenho a cada semana. Ou a mantê-lo, se já estiver ótimo. Considero que um péssimo resultado no simulado equivale a uma chamada que levamos, no sentido de focar melhor os estudos. Nada de desanimar. Encarar como um alerta, um puxão de orelhas e meter bronca na semana seguinte. Sem contar que, com certeza, terá muito a aprender com a correção, já que cometeu tantos erros… Por outro lado, um ótimo simulado é um carinho no ego. Ficamos orgulhosos, confiantes e com mais vontade de continuar a estudar.

Eu gostava de concorrer comigo mesma; não me preocupava muito com os outros. Mas, também, gostava de observar pessoas que estavam sempre entre os primeiros lugares. Percebi que eu chegava tarde, ficava entediada, saía várias vezes da sala e, muitas vezes, não ficava até o fim do tempo permitido, ainda que não houvesse terminado a prova. Aquelas pessoas, ao contrário — especialmente um rapaz, que se tornou meu ídolo secreto — chegavam cedo, concentravam-se todo o tempo, ficando até os últimos minutos. Procurei absorver essa conduta e passei a levar mais a sério aquelas oportunidades. Meu rendimento mudou consideravelmente.

Um outro momento do estudo é quando a prova para valer está marcada, já se sabe qual será a banca examinadora, o número de questões. Aí você poderá efetivamente testar seus conhecimentos, porque as provas simuladas trarão o mesmo número de questões, mesmo tipo de formulação. Com isso, você pode decidir como dividir o tempo e por qual matéria começar a resolver a prova. Tem até o direito de errar umas bobagens, porque é simulado. Daí ficar atento, verificar o que não funcionou, ajustar. No dia da prova, vai com a tranquilidade de quem tem a estratégia testada e aprovada. Já seu concorrente pode se “enrolar”…

Mas, atenção! O resultado do simulado não é determinante do seu desempenho no dia da prova. Ele serve de parâmetro: se você estiver nos primeiros lugares, OK, esteja confiante, mas não relaxe. Se não estiver, atenção total para fazer a melhor prova possível e ganhar posições.

O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma. Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os"4 passos para aprovação em concursos".

Fonte: Blog da Lia Salgado

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1501
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-importancia-dos-simulados-para-quem-vai-prestar-concurso-publico/353533929

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)