Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

4 passos para dominar o edital de um concurso público

há 8 anos

Professores e especialistas em concursos públicos são quase unânimes no diagnóstico: a vasta maioria dos candidatos não presta atenção suficiente aos editais.

4 passos para dominar o edital de um concurso pblico

O hábito de dispensar explicações prévias é tão enraizado que se manifesta até quando o assunto é tão sério como um concurso.

No entanto, estudar o edital está longe de ser perda de tempo. Ignorar um mero parágrafo do texto pode eliminar até os candidatos mais preparados.

Veja a seguir 4 passos para usá-lo a favor do seu sucesso:

1. Busque o edital do último concurso

O intervalo entre a publicação do edital e a primeira prova costuma ser curto. O prazo mais comum costuma variar de 45 a 60 dias - um tempo irrisório para se preparar para um concurso.

A dica, portanto, é procurar o documento do ano anterior e começar a estudar com antecedência.

Todo esse material pode ser encontrado no Diário Oficial da União, bem como nos sites das bancas organizadoras e entidades responsáveis pelo concurso.

2. Entenda a estrutura geral do documento

A seção mais básica de um edital é a das disposições preliminares, que apresenta a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos oferecidos (estatutário, celetista etc), o local das vagas e outras informações básicas.

Em seguida, costumam vir a relação de vagas oferecidas e as exigências para se candidatar.

O edital ainda inclui tópicos que indicam as datas e etapas do concurso, instruções para a inscrição e os critérios de avaliação da banca. O conteúdo cobrado nas provas muitas vezes aparece no anexo.

3. Leia e releia criteriosamente cada seção

É importante ter uma visão geral do edital, mas isso não dispensa o candidato de voltar ao texto outras vezes com o olhar aguçado para os detalhes.

Repetir a leitura ajuda a perceber minúcias que podem fazer toda a diferença, diz Felippo. E a atenção deve valer da primeira à última vírgula.

Se houver dificuldade para decifrar algum ponto, a dica é buscar um professor ou especialista experiente na tarefa. Mas não há motivo para nervosismo, porque a linguagem do edital costuma ser bastante clara.

4. Elabore um resumo das informações

O edital deve servir como um “mapa” para a conquista da vaga. Mas, na rotina frenética da preparação, você provavelmente não terá tempo para consultar as dezenas de páginas do documento.

O ideal, então, é fazer uma síntese dos pontos principais do documento. A sugestão dos especialistas é destacar as informações mais importantes com um marca-texto e, de preferência, anotá-las em forma de esquema simplificado.

O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma. Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os"4 passos para aprovação em concursos".

Fonte: Exame. Com

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações769
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/4-passos-para-dominar-o-edital-de-um-concurso-publico/364173584

Informações relacionadas

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 8 anos

Saiba quem tem direito à isenção de taxa de inscrição em concursos públicos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)