Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

O passo a passo para fazer um concurso público pela 1ª vez

há 8 anos

O passo a passo para fazer um concurso pblico pela 1 vez

Você nunca prestou um concurso público, mas pretende fazer isso em breve? É bom tomar cuidado para não cometer erros de principiante.

O pecado mais comum dos “marinheiros de primeira viagem” é não dar atenção suficiente ao edital do concurso.

O edital merece toda a atenção, porque traz datas, requisitos para a candidatura, detalhes sobre o conteúdo da prova, entre outras informações preciosas para o sucesso do concurseiro.

O descaso com a leitura do documento, muitas vezes, é consequência da pressa - a grande inimiga dos iniciantes.

Para Sérgio Camargo, advogado especialista em concursos, os novatos também estão particularmente propensos à falta de foco.

“Muitas pessoas dão tiros para todos os lados, sem compromisso, e muitas vezes desistem quando não encontram o resultado fácil esperado”, explica.

Quer evitar frustrações? Veja a seguir um passo a passo para aterrissar com segurança no mundo dos concursos, segundo os três especialistas ouvidos por EXAME. Com:

1. Escolha uma carreira

O candidato pode basear sua opção em dois critérios: seu interesse pela instituição empregadora ou sua afinidade com o cargo. Alguns podem buscar uma carreira qualquer no INSS, enquanto outros podem mirar diversos concursos para promotor, por exemplo.

O importante é que o concurseiro não perca tempo prestando provas que nada têm a ver com ele.

2. Estude o edital e os exames anteriores

Definido o alvo, é hora de buscar o maior número possível de referências a respeito dele. A dica é usar a internet para recuperar provas antigas.

Também é essencial analisar em profundidade os detalhes do último edital. O objetivo é reunir o maior número possível de informações para o próximo passo: a sua preparação para o exame.

3. Defina uma estratégia de estudos

Consciente do número de disciplinas a estudar - e, principalmente, do peso de cada uma para o resultado - você precisa definir sua rotina até o dia da prova.

Quantas horas semanais serão necessárias para a preparação? Quais são os melhores livros de cada disciplina? Para chegar a essas respostas, o candidato pode conversar com outros estudantes e professores, além de consultar fóruns e ferramentas especializadas na internet.

4. Considere a ideia de fazer um curso

Candidatos têm ótimos resultados estudando sozinhos, mas também é possível fazer aulas com professores especializados em concursos. Se sua a opção for a segunda, impõe-se outra escolha: fazer um curso pela internet ou numa escola física? Escolheu a primeira opção? O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma. Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os"4 passos para aprovação em concursos".

Fonte: Exame. Com

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações18131
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-passo-a-passo-para-fazer-um-concurso-publico-pela-1-vez/364813159

Informações relacionadas

Valter Scherer, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

5 Melhores sites sobre concursos públicos

Valter Scherer, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

27 sites brasileiros sobre educação que você deveria conhecer

Professor Rafael Siqueira, Advogado
Notíciashá 7 anos

Atenção concurseiro! Confira 16 sites para estudar de graça para concursos públicos

Helder Sampaio Fernandes Rios, Advogado
Artigoshá 4 anos

Etapas para elaborar um concurso público

CERS Cursos Online, Jornalista
Notíciashá 5 anos

Passo a passo para montar um cronograma de estudos para concurso

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom continuar lendo

Gosto muito das boas orientções de preparação, coisa que não consigo planejar a contento. continuar lendo

Quero um dia prestar concurso público, esse ano termino o terceiro ano continuar lendo

Em quantos concursos públicos a pessoa pode se escrever em um ano?
Posso fazer um concurso público em uma área e depois em outra área para dar sequência, depois na hora de optar pela profissão, curso a ser seguido pelo (a), candidato (a)? continuar lendo