Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

DF autoriza home office para servidores públicos

há 7 anos

DF autoriza home office para servidores pblicos

O Governo do Distrito Federal vai começar a implantar um esquema de home office para servidores públicos. A medida, que pretende reduzir gastos públicos e estimular a produtividade, terá um projeto piloto com os funcionários do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

Segundo informações do Correio Braziliense, a possibilidade surgiu em setembro de 2015, quando o GDF lançou um pacote para controlar as despesas. No final de dezembro do ano passado, o Detran do DF publicou as regras e deu detalhes de como vai funcionar o sistema de trabalho home office.

Servidores home office devem produzir 15% mais

De acordo com as regras do plano divulgado pelo Detran do Distrito Federal, os servidores que trabalharem à distância terão que cumprir metas de desempenho 15% superiores às dos demais.

O limite máximo de funcionários em home office no projeto-piloto é de 30% por unidade. Os servidores deverão se reunir com as chefias imediatas uma vez por semana para apresentar resultados e acompanhamento dos trabalhos.

Além da questão de corte de gastos e aumento da produtividade, o Detran declarou que a mudança tem o objetivo de aumentar a qualidade do trabalho dos servidores, promover formas de motivar e comprometer os funcionários, economizar tempo e custo de deslocamento, além de possibilitar a melhoria da qualidade de vida das equipes do departamento.

Servidores que desempenham suas atividades no atendimento ao público externo e interno, ocupantes de funções comissionadas ou de cargos de chefia não poderão trabalhar de casa.

Adoção por todos os órgãos do governo ainda é complexa

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do GDF informou que a adoção do home office em todos os órgãos do governo é complexa, exige estudos e regulamentação.

“A viabilidade do teletrabalho para os servidores do DF está sendo estudada no âmbito do Centro Administrativo do DF, especialmente em razão da economia que essa modalidade pode trazer”. Ou seja: se implementado, o teletrabalho deverá ser prerrogativa, inicialmente, de trabalhadores das pastas que se mudarem para o Centrad, em Taguatinga.

O Judiciário já adotou a modalidade de trabalho a distância e servidores de tribunais estaduais, federais e superiores podem desempenhar suas atividades sem sair de casa. No TJDFT, a resolução que definiu as regras para o teletrabalho foram publicadas em agosto de 2015.

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que regulamenta o trabalho a distância para os servidores do Executivo federal. A proposta teve relatório favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

* Com informações do Correio Braziliense e Agência Brasil.

Fonte

Você acredita que o home office aumenta a produtividade? Dê sua opinião sobre a matéria nos comentários.

O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3442
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/df-autoriza-home-office-para-servidores-publicos/419515956

Informações relacionadas

Schiefler Advocacia, Advogado
Artigoshá 5 anos

Servidor Público cujo cônjuge foi deslocado possui direito à licença

Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CIVEL: AC XXXXX-52.2018.4.01.3400

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 13 anos

Servidor tem direito a licença para acompanhar cônjuge aprovado em concurso de outro estado

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acredito que seja uma bela medida. Em tempos de trânsito caótico, ruas lotadas para estacionamento, frotas de ônibus insuficientes, o Estado deve pensar, dentre outras coisas, na mobilidade urbana. Essa iniciativa reduzirá o número de veículos nas ruas, gerando economia em diversas frentes.
Reduzirá os custos com equipamentos (computadores, móveis), gastos com energia elétrica, estrutura dos prédios, água.
Melhorará a qualidade de vida do servidor que, nas grandes cidades, fica de 2 a 3 horas por dia no trânsito, aumentando o seu convívio com a família e economizando combustível ou passagem de ônibus.
Melhorará o rendimento do trabalho, uma vez que um funcionário que tenha mais qualidade de vida rende mais e melhor.
Gerará também economia para o Governo em funcionários em licença médica, seja psicológica ou física.
Obviamente, devem ser criadas ferramentas de controle, para atingimento de metas e para que se mantenha uma produção adequada, dando o retorno que a sociedade espera.
No Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que tradicionalmente costuma ter ideias de vanguarda em termos de modernização dos seus serviços, o Tele Trabalho já é uma realidade para alguns servidores.
Diversos setores já estão com seus processos 100% eletrônicos, o que permite a aplicação do trabalho remoto.
Esperamos que o trabalho remoto seja uma tendência e que, muito em breve, a sociedade tenha significativa melhora nos serviços. continuar lendo

Temos que chegar a esse estágio de cidadania responsável. Alguém tem que começar. Agora, pelo que se vê e é noticiado, no atual cenário de nossos órgãos e repartições públicas, onde, além de uma estrutura incipiente/deficiente, sem logística e operacionalidade adequadas e com um "quadro funcional" onde os "servidores" com "espírito e consciência de serviço público" transparecem ser raros, vou bancar o jogador de "pocker". O Brasil precisa que isso seja uma meta a ser alcançada e o povo brasileiro merece um serviço público acessível, cidadão, de qualidade e com a presteza necessária. Pagamos muito e recebemos quase nada. continuar lendo

Ótima medida. Com certeza, o bom funcionário produzirá ainda mais, inclusive trabalhando à noite, adiantando suas demandas e com "cabeça mais fria". Agora, para aquele servidor desidioso, não há medida que o "conserte". continuar lendo

Servidor público é um mau necessário, além de não ter preparação nenhuma de como é a forma de tratamento ao cidadão, se acham no direito de se impor e até discutir com a pessoa que pedir qualquer informação que este não saiba responder, ficando agressivo, descontrolado e lamentavelmente as chefias nunca enxergam este descaso. O cidadão mais humilde sofre mais e não entende que eles tem obrigação de atender bem e acaba indo embora com o mínimo de informação e sem a devida atenção. Falo isso porque sou funcionária pública e já presenciei várias situações como esta assim como também fiz intervenções. A Falta de respeito com o cidadão é muito grande, principalmente no atendimento das agencias do INSS e nos Bancos. continuar lendo

Indo ao local físico já não trabalham direito...imagina em casa.No TJSP tem muitos desembargadores que trabalham nesse sistema e demoram até um 1 ano para julgar um simples agravo,ou seja já está enraizado no servidor público a falta de respeito com as pessoas. Acredito que esse sistema não funcione aqui no Brasil,esse povinho acha que estamos na Europa.O fato é que os serviços públicos estão falidos (principalmente o judicial) e não querem enxergar. continuar lendo

Tem que experimentar, se não render volta para o serviço. É só retornar meia duzia de gatos pingados que a maioria apavora-se e passa a funcionar melhor do que antes. Quanto a falta de respeito já vi muitos casos acontecerem dos dois lados, principalmente após a formação de faculdades nas garagens da vida. Hoje poucos tem bagagem cultural e/ou intelectual para se darem ao respeito. Um sorriso, voz calma e pauzada até leão tem educação. continuar lendo