Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

O que vai cair na prova?

há 9 anos

Você já teve um professor que parecia um oráculo? Que sempre adivinhava o que ia cair na prova? Quando eu dava aulas para o concurso de Delegado de Polícia/RJ, meus alunos costumavam dizer que eu era um desses professores. Na véspera de uma prova específica discursiva, acertei quatro das cinco questões que foram formuladas. A pergunta que fica é: como eu e o seu “professor-oráculo” sabemos o que vai cair na prova? E, melhor, como você pode saber também?

Descobrir o que vai cair na prova é, antes de mais nada, um exercício de alteridade. É compreender o papel do examinador e se perguntar: “se eu fosse examinador desse concurso, o que eu perguntaria?” Para isso é necessário observação, pragmatismo e o desejo de fazer alguma coisa funcionar.

A observação consiste em se indagar o que seria razoável cair ou o que está caindo nas provas recentemente. Ter acesso a provas e editais antigos é essencial para conseguir cumprir essa etapa do seu “exercício de previsão”. Quanto ao pragmatismo, nada mais é do que traçar o padrão que o examinador está seguindo. Em suma, o que mais comumente ele usa. Nesse ponto, conhecer a banca, conhecer os professores que costumam formular as provas (seus livros e didática), ajuda muito. Se o edital possuir bibliografia, não deixe de explorar as obras indicadas Na área do Direito muitos autores possuem livros anotados ou comentaristas/analistas – que são outros autores que interpretam seus estudos – e essas podem ser ferramentas importantes para descobrir como a banca está pensando as questões. Por fim, anote tudo que, estando dentro do Programa do Edital, se encaixa neste padrão. Ou seja, antecipe o que o examinador pode propor.

O que vai cair na prova

Um detalhe importante é que nada disso adianta, no entanto, sem conhecimento e estudo. Você não vai conseguir se sair bem na prova sem uma boa bagagem de estudo. Saber o que vai cair está intimamente ligado a conhecer profundamente a matéria.

De forma objetiva, descobrir o que vai cair na prova pode ser feito de várias formas. O que inclui estudar o programa todo (abordando todos os conteúdos do edital), fazer as provas anteriores, entender como cada instituição trabalha (Cespe/Unb, Esaf, FCC, por exemplo), desenvolver e analisar estatísticas, reparar o que está acontecendo na época da prova e do lançamento do edital (indispensável para as questões de atualidades), ouvir os professores especializados (acessíveis nos livros, cursos e internet) e assim por diante.

Por fim, outra pergunta muito legal de ser feita, além da tradicional “qual é o padrão?”, é “o que é o mais importante?”. Se o tema for administração do tempo, por exemplo, “o que é de fato importante, é urgente?”, se o tema for Direito Constitucional, “o que é basilar para a compreensão da Constituição do país”. Essas reflexões, mais do que ajudar você a passar em concursos, podem ajudar a melhorar o país, nossas vida, o amanhã. Com esforço e inteligência, é possível produzir um hoje mais saudável e um amanhã bem melhor para todos.

Portanto, observe e estude sua banca, seu concurso e as matérias com afinco, descubra os padrões e torne-se um oráculo das questões de prova você também!

Fonte

www.qualconcurso.com.br

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2817
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-vai-cair-na-prova/219668971

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)