Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Pedreiro se forma em Direito após pedalar 42 km por dia para estudar

Joaquim Corsino recebeu o diploma nesta quinta-feira (17). Aos 63 anos, ele ainda quer ser delegado de polícia.

há 9 anos

Pedreiro se forma em Direito aps pedalar 42 km por dia para estudar

Sonhos se tornam realidade, mas com muito esforço e dedicação. E do esforço de Joaquim Corsino, pedreiro residente no Espírito Santo, veio a recompensa. Veja aqui a notícia que o QualConcurso publicou, no ano passado, sobre a luta que Joaquim travava até alcançar um de seus sonhos. A batalha apenas começou. Agora ele quer ser delegado de polícia. Confira!

Mais história de um verdadeiro herói:

Mais de 40 anos e muitos desafios precisaram ser atravessados para que o pedreiro Joaquim Corsino realizasse seu sonho. Aos 63 anos de idade, vestido de beca e com chapéu de formando, ele recebeu, na noite desta quinta-feira (17), em Vitória, o seu diploma de graduação em Direito.

Nascido em Itaumirim, Minas Gerais, Joaquim chegou ao Espírito Santo aos 18 anos. Com mais de 20 concluiu um curso técnico em Administração.

Mas após não ser aprovado no vestibular de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1980, precisou deixar os livros para trabalhar. A partir de então, Joaquim começou a atuar como ajudante de pedreiro e, mais tarde, como pedreiro.

Ainda assim, a vontade de estudar sempre esteve presente. Por isso, a cada parede erguida por Joaquim, parte do dinheiro ganhado era guardado. Além de construir sua casa, em Bandeirantes, Cariacica, o pedreiro juntou ao longo dos anos R$ 55 mil para os estudos.

“Eu sou um camarada que gosta das coisas honestas. Sempre quis fazer um curso de Direito para ajudar outras pessoas”, conta Joaquim, que em 2008 iniciou a graduação em uma faculdade privada. Quatro períodos foram concluídos, mas o pedreiro teve que adiar o sonho por mais um tempo.

“Um amigo pediu R$ 4.500 emprestados e não pagou. Aí eu tive que parar a faculdade para juntar mais dinheiro para poder pagar o curso todo”, lembrou.

De Bicicleta

Em 2012, Joaquim retornou à graduação e não parou mais. Todos os dias ele fazia o trajeto de sua casa até a faculdade, em Vitória, com sua bicicleta em um percurso de 42 km.

E engana-se quem pensa que com o diploma a saga de superação de Joaquim chega ao fim. Os olhos do bacharel em Direito estão voltados para o futuro. Seu próximo objetivo é ser aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em seguida, pretende se tornar delegado. “Quando eu leio a Constituição no artigo quinto, que fala que todos têm direitos iguais, vejo que tem muita coisa boa nela e eu gostaria de contribuir para isso”.

Fonte

www.qualconcurso.com.br

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações903
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pedreiro-se-forma-em-direito-apos-pedalar-42-km-por-dia-para-estudar/233559434

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como diria Eistein:

"Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.".

Uma lição para as vertentes ideológicas que desmerecem a meritocracia. Por mais defeitos e injustiças que exista em nossa sociedade, não estamos presos em "castas", a meritocracia nos torna iguais, e dá aos merecedores "o prêmio" merecido. Como diria Cristo: "Cada um segundo suas obras". continuar lendo

Excelente comentário meu caro! continuar lendo

Concordo plenamente, caro colega.

Em que pese reconhecer que todos temos o dever e a responsabilidade de contribuir com a redução das desigualdades sociais, o esforço pessoal é e continuará sendo o elemento diferencial entre o fracassado (leia-se omisso, preguiçoso, ocioso, acomodado etc e não necessariamente o pobre) e o vencedor (não necessariamente o rico, mas aquele que supera seus limites de forma lícita, seja em qual área profissional for).

Num país como o Brasil, onde se tem valorizado aqueles que não produzem e engrandecido aqueles que subtraem do povo, uma história como essas serve de exemplo para todos, afim de que possamos refletir sobre o verdadeiro sentido da meritocracia:

"Dar não àqueles que"merecem", mas aqueles que fazem por merecer". continuar lendo

Meu Deus !!!! Que orgulho, e como me motiva vendo esses tipos de exemplos, mostra que minhas dificuldades são tão inúteis!!!! continuar lendo

Importante é que as pedaladas dele foi para o bem e autopromoção, bem diferentes das da Dª Dilma que objetivou fraudar e burlar o orçamento. Faça uma ideia o oceano de dinheiro que correu nesses pedaladas dela. Parabéns ao Dr. Joaquim Corsino, xará e por certo discípulo do outro Joaquim, o grande Joaquim Barbosa. continuar lendo

Já pensou pedalar 42km, chegar na facul e descobrir que não tem aula... continuar lendo