Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Confira dicas de especialistas para o Ministério da Saúde

A dois meses para a data da prova, confira dicas de informática, língua portuguesa e raciocínio lógico

há 7 anos

Confira dicas de especialistas para o Ministrio da Sade

Faltam dois meses para o concurso do Ministério da Saúde. Entre o final de dezembro e o concurso estão Natal, Ano Novo, muita festa e, com isso, as distrações.

Quem está se preparando precisa focar ainda mais nos estudos e otimizar a preparação para se sair bem na prova. Chegou a hora de focar no edital para usar o máximo do tempo de preparação.

Para ajudar os estudos de quem está se preparando conversamos com diversos especialistas das matérias comuns a todas as áreas. Confira.

Língua Portuguesa

Segundo o professor Claiton Natal, as provas do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial (Idecan) não costumam pesar pela complexidade. “É uma prova de nível de dificuldade baixo, então o candidato tem a responsabilidade de não errar”.

O Idecan costuma dar ênfase às questões gramaticais. Entre as dicas sobre o que estudar para essa banca estão crase, as funções da palavra ‘que’, conjunções, pontuação e concordância.

Já na parte de interpretação, a banca costuma cobrar muito questões “de acordo com o texto”, que são questões em que o candidato tem que interpretar literalmente o que estava no texto.

“Não é uma prova que cobra muito a parte de raciocínio”, explica o professor. “Eu falo que os alunos, no caso dessa banca, têm que fechar a prova sem errar nenhuma questão, ou errando no máximo uma só”.

Sobre as dicas de estudo, a chave é praticar. “Como tem pouco tempo para a prova, não dá para ficar estudando muito conteúdo, o candidato tem que resolver provas mesmo”, explica o professor Claiton.

O ideal é fazer exaustivamente questões de provas de anos anteriores e que sejam da mesma banca. De preferência as provas mais recentes, no máximo de 2014. “Se ele fizer exercícios de gramática exaustivamente, com provas anteriores do Idecan desde 2014, ele consegue fazer a prova sem problema”, garante o professor.

Informática

Um dos assuntos mais cobrados pelo Idecan são os temas relacionados à parte de informática, mais especificamente a Internet. “Quando a gente fala Internet a gente ta falando de toda a rede” explica o professor de Informática Jeferson Bogo.

Nesse tema são prioritários os estudos sobre atalhos de navegadores, protocolo de funcionamento de Internet e protocolo de funcionamento de e-mails.

Outro ponto que constuma ser cobrado pela banca são os menus de programas. “O candidato precisa ficar atento aos menus dos programas, porque essa banca costuma cobrar muito os menus”, esclarece o professor.

Segundo ele, a banca não deixou claro se o pacote Office que será cobrado se refere ao Microsoft Office ou ao Libre Office. “Então seria interessante que o candidato estudasse os dois pacotes”, explica o professor.

Outro tema é a parte de segurança da informação “principalmente a parte de backup e a parte de segurança lógica”, especifica o professor.

A melhor forma de estudar, segundo ele, é aliar teoria e prática. “É fundamental fazer muitos exercícios da própria banca”, explica Bogo. O ideal é que sejam feitas resoluções de provas não muito antigas, de no máximo dois anos atrás.

Além disso, é interessante se preparar fazendo um curso ou estudando a partir de uma apostila específica para esse concurso e para essa banca. “Se ele estudar coisas que não são feitas especificamente para a banca ele vai fugir do foco do concurso”, alerta.

Raciocínio Lógico

Entre os conhecimentos gerais exigidos no edital do Ministério da Saúde, o Idecan inclui o raciocínio lógico.

Os assuntos mais exigidos pela banca nessa área são análise combinatória, probabilidade, lógica de primeira ordem (argumentação lógica) e sequências. “É notável que a banca avalia as habilidades necessárias para resolver situações do cotidiano por meio da lógica que é uma ciência do raciocínio”, explica Josimar Padilha, professor da área.

Na parte de matemática, a banca exige bastante geometria, equações e inequações do 1º e 2º grau, operações com conjuntos e progressões. “O estudo da lógica e da matemática é a compreensão de princípios e métodos que têm por objetivo distinguir o certo do errado”, explica o professor.

Para ele, uma das maiores dificuldades dos candidatos é não saber interpretar o que está sendo pedido no edital. Outro problema é quando não estão devidamente preparados com as técnicas adequadas para resolver as questões.

A melhor forma de executar a prova com sucesso, é não só saber a teoria, mas sim quais os métodos de resolução adequados para cada tipo de questão, defende Padilha: “O ideal é que o candidato saiba quais o métodos adequados para cada tipo de questão, a interpretação da questão será consequência de um treinamento intensivo de questões anteriores para melhor entendimento da banca examinadora”.

Para o professor, a fórmula de sucesso para quem está estudando raciocínio lógico (principalmente para quem está começando são os cinco passos a seguir):

  1. Conhecer a banca;
  2. Saber interpretar o edital;
  3. Saber quais conteúdos frequentes cobrados pela banca;
  4. Aprender os métodos e princípios adequados;
  5. Exercitar fazendo questões anteriores.

Fonte: ConcursosCorreioWeb

http://maquinadeaprovacao.com/ O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4147
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confira-dicas-de-especialistas-para-o-ministerio-da-saude/417308401

Informações relacionadas

Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

A arte do chute! Aprenda 6 técnicas geniais para chutar em provas

Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

10 ferramentas que te ajudam a estudar mais em menos tempo

Cristiane Klein, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Declaração de hipossuficiência

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Capítulo V. Dos Excluídos da Sucessão

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo 18. Medidas Cautelares

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)