Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Filho de diarista é aprovado em 1º lugar em Direito na PUC-Rio

Está se sentindo desmotivado? Você precisa conhecer essa história!

há 7 anos

Filho de diarista aprovado em 1 lugar em Direito na PUC-Rio

No ensino médio, João Antonio Lima da Silva conseguiu uma bolsa em um colégio particular e, neste ano, obteve o benefício integral pelo ProUni.

Ele sempre foi um dos melhores alunos da turma e, quando estava no 8º ano, um professor o indicou para um programa que oferece bolsas para alunos da rede pública nas melhores escolas particulares do Rio.

João Antonio Lima da Silva, de 17 anos, conseguiu a vaga e neste ano foi aprovado no curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e ficou em primeiro lugar na seleção para uma bolsa integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Origem humilde

Silva mora no bairro do Benfica, na zona norte do Rio, com a mãe, que é diarista, dois irmãos mais novos, o padrasto e um tio. Desde que entrou na escola, aos 5 anos, ele sempre estudou em escolas públicas.

“Sempre tive boas notas, gostava muito de ir para a escola e de estudar”, contou.

Quando estava no 8º ano, um professor de matemática o orientou para fazer a prova de bolsas do Ismart – entidade privada que concede bolsas em escolas particulares para jovens de baixa renda de 12 a 15 anos.

“Não sabia o que era e nunca tinha ouvido falar desse programa, mas tentei e consegui. Foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido.”

Silva ganhou uma bolsa para o Colégio São Bento, mas continuou estudando na rede pública municipal.

“Estudava de manhã no São Bento e a tarde na escola pública. Era muito puxado, acordava cedinho, pegava ônibus e só voltava para casa a noite.”

A vida na rede privada de ensino

No ensino médio, ele estudou apenas no São Bento, mas em período integral. Ele contou que foi difícil acostumar com o ritmo de estudos e a cobrança da nova escola.

“Eu estava acostumado a ser o melhor e lá não foi assim, mas depois consegui melhorar”, disse.

Ele contou que virou referência na família e entre os vizinhos.

“Minha mãe conta para todo mundo tudo o que eu consegui, ela tem muito orgulho”, afirmou.

Silva disse que decidiu fazer Direito para ajudar pessoas como a sua mãe e familiares.

“Onde eu cresci via que as pessoas não sabem que têm direito a educação, assistência social. Eu quero poder ajudá-las”.

O jovem disse que pretende fazer concurso público para ser promotor de Justiça.

Fonte: Estadão

O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os"4 passos para aprovação em concursos".

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações731
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/filho-de-diarista-e-aprovado-em-1-lugar-em-direito-na-puc-rio/431183689

Informações relacionadas

Saiba quais são os requisitos mínimos para se candidatar a cargo político eletivo.

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom escutar histórias como a desse jovem! Inspiradora! Parabéns! continuar lendo

Para mim, o centro de toda a história: - “Onde eu cresci via que as pessoas não sabem que têm direito a educação, assistência social. Eu quero poder ajudá-las”.

Parabéns! continuar lendo

Espero que se torne um grande Promotor, Magistrado ou Delegado de Policia que são essas classes que estão ao lado do cidadão de bem. continuar lendo