Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

O neurologista Leandro Teles dá dicas de organização para o melhor funcionamento do cérebro

O neurologista Leandro Teles dá dicas de organização para o melhor funcionamento do cérebro

há 7 anos

Você está em uma maratona intensa de estudos para prestar o seu Concurso Público e, de repente, percebe que o seu rendimento para cumprir seu cronograma de estudos diminuiu. Você começa, então, a se sentir estressado e a ter dificuldades para tomar decisões ou priorizar as matérias mais importantes.

A origem deste problema pode estar na desorganização.

Ser organizado auxilia a atividade cerebral

O neurologista da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Leandro Teles, afirma que a organização simplifica o trabalho do cérebro, pois possibilita que ele anteveja o seu esforço para executar suas funções.

Segundo Leandro, quando você precisa encontrar algo em meio à bagunça, o cérebro gasta tempo e desempenho para realizar essa tarefa. Isso faz com que ele fique cansado e haja uma queda em seu rendimento, principalmente nas atividades que demandam mais energia, como tomar decisões.

Em contrapartida, um ambiente organizado transmite tranquilidade, o que estimula o cérebro a liberar serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

https://www.youtube.com/embed/Gkac0jfuico

Organize-se e simplifique a vida do seu cérebro ao estudar para um Concurso Público

Confira abaixo algumas dicas para organizar-se e facilitar a rotina do seu cérebro.

  1. O primeiro passo para organizar-se é descartar tudo o que for desnecessário e guardar tudo o que não estiver em uso no momento.
  2. Utilize ferramentas e recursos que auxiliam na organização: agendas, tabelas, apps, tudo que permita que você liste suas tarefas de estudo do dia.
  3. Priorize suas tarefas e deixe as que não são urgentes de lado.
  4. Multitarefa não é para todos. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo e resolver várias coisas superficialmente. Prefira realizar uma tarefa por vez com profundidade e atenção aos detalhes.
  5. Simplifique seu dia: reúna estudos que se complementam em um dia.
  6. A rotina é sua melhor amiga na hora de estudar para um concurso público.

https://www.youtube.com/embed/gy6srHwZ-34

Quem são os inimigos do rendimento baixo?

Leandro Teles também listou os principais inimigos da atividade cerebral, prejudiciais na hora de estudar para um concurso público. Veja abaixo:

  1. Falta de sono ou sono de má qualidade. É preciso ter de 6 a 8 horas de sono por dia para manter o cérebro descansado.
  2. Má qualidade na alimentação. Alimentos gordurosos e açucarados drenam a energia física e mental, contribuindo para o baixo rendimento nos estudos. Prefira alimentos naturais e saudáveis.
  3. O sedentarismo também contribui para diminuir a energia corporal e mental. Manter uma atividade física regular aumenta a disposição, evita problemas de saúde e melhoram a qualidade do sono.
  4. Saber parar de estudar também é importante. A sobrecarga mental não só diminui seu rendimento como faz com que tudo o que você estudar quando estiver sobrecarregado seja perdido.
  5. Fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso são prejudiciais aos estudos. Durante o período em que estiver estudando, prefira ingerir água para manter-se hidratado e, se possível, não fume.

Agora conte para a gente nos comentários você é uma das pessoas que sofre com a desorganização.

Fonte: BlogQualConcurso

O QualConcurso é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1925
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-neurologista-leandro-teles-da-dicas-de-organizacao-para-o-melhor-funcionamento-do-cerebro/445699027

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)