Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

O apoio da família é fundamental na vida do concurseiro

Concurseiro é a sua profissão

há 7 anos

A preparação para ser aprovado para o concurso público dos sonhos pode ser encarada como um emprego do concurseiro. A dedicação e o foco durante esse período precisam ser totais para que consiga ingressar no funcionalismo público e, assim, mudar de vida.

No entanto, muitos concurseiros não encontram apoio na família. Quem não está familiarizado com a fase de preparação para prestar um concurso pode encarar os estudos como algo supérfluo e desnecessário. O fato de não trabalhar ou “apenas estudar”, pode se tornar um obstáculo.

O que muitos não compreendem é que o estudo para ser aprovado no concurso dos sonhos é algo que demanda muito esforço e concentração de uma pessoa. Muitas vezes, preparar-se para o concurso do sonho é bem mais cansativo do que alguns empregos.

Cuidando do seu emocional

A verdade é que, uma hora ou outra, a falta de apoio da família e dos amigos mais próximos pode abalar emocionalmente o concurseiro e prejudicar sua preparação.

Por esse motivo, quando uma pessoa decide que vai iniciar uma carreira no funcionalismo público e começa a sua preparação para isso, é preciso deixar claro às pessoas ao seu redor que estudar para esse concurso será o seu emprego durante os próximos meses e que o apoio dos próximos também faz parte da preparação.

Muitas famílias acabam comparando o filho que permanece em casa estudando duro e se preparando para um concurso com os amigos que já iniciaram suas carreiras no setor privado. Porém, não compreendem que a preparação é o passo inicial para que o filho seja muito bem-sucedido em um futuro bem próximo.

Trocando a balada por estudo

Mesmo que o concurseiro receba o apoio da família, a incompreensão dos amigos também pode prejudicar os estudos. A cobrança para as atividades consideradas importantes na vida de uma pessoa, como passeios, baladas, viagens, entre outros, podem desviar o concurseiro de seu propósito e diminuir as chances de aprovação.

Por isso, negar o convite dos amigos e ainda ter que encarar a crítica deles não é uma tarefa fácil, mas extremamente necessária para os estudos para um concurso público.

De olho no futuro

Para o concurseiro, o mais importante é manter o foco no futuro e na recompensa que todo o esforço que está aplicando agora lhe garantirá. É manter em mente que a carreira pública vai lhe proporcionar uma carreira estável, bem remunerada e uma série de benefícios que ele não obteria em uma carreira no setor privado.

Portanto, concurseiro, não se deixe abalar pela incompreensão daqueles que o cercam. Cuide de sua saúde física e mental, siga firme em seu propósito de vencer e se tornar um funcionário público.

Depois de conquistado o prêmio, você terá muitas oportunidades de aproveitar momentos inesquecíveis com seus amigos e certamente conquistará a admiração de todos. Você está no caminho certo!

O EduQC é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações892
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-apoio-da-familia-e-fundamental-na-vida-do-concurseiro/492769464

Informações relacionadas

Questões Inteligentes, Administrador
Artigoshá 10 anos

Como o concurso público mudou a minha vida

Petição - TJMG - Ação Desconsideração da Personalidade Jurídica - [Cível] Incidente de Desconsideração de Personalidade Jurídica

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 8 anos

Cobrança familiar e suporte durante os estudos para concurso público

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)