Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Obesidade impede que aprovados em concursos públicos tomem posse

Em Ourinhos, escriturário não conseguiu assumir cargo no Tribunal de Justiça por conta do Índice de Massa Corpórea. Em Bariri, professora conseguiu na Justiça o direito de trabalhar.

há 6 anos

Depois de estudar cerca de 10 horas por dia e conseguir a sonhada vaga no Tribunal de Justiça, o peso impediu que o escriturário Wagner Oliveira Costa, morador de Ourinhos (SP), assumisse o cargo.

Os documentos comprovam que ele conquistou a vaga por mérito, mas o relatório da perícia médica apontou que ele não estava apto a assumir o cargo porque o índice de massa corporal dele estava acima de 40.

“Eu me sinto frustrado porque eu concorri limpo, com várias pessoas que fizeram Direito e eu passei limpo e não poder assumir por causa do IMC, para mim, é muita injustiça”, explica Wagner.

O IMC é uma medida internacional que leva em conta o peso e a altura do indivíduo. Segundo os peritos do Tribunal de Justiça, o valor esperado pra uma pessoa ser considerada apta a trabalhar é entre 18 e 25. Mas, essa exigência não estava no edital. Wagner entrou com um processo na Justiça em 2014, e espera até hoje pelo resultado.

“Eu espero que eu possa trabalhar, ter aquilo que eu consegui competindo com outras pessoas, que eu conquistei por merecimento, pelo meu esforço.”

Casos como esse, de pessoas que atingem a pontuação necessária em concursos públicos mas são reprovadas nos testes físicos ou de aptidão, têm sido cada vez mais comuns. Mas, segundo o advogado Akira Kobayashi, tudo depende da função que vai ser exercida.

Se o candidato conseguir comprovar que as atividades do dia a dia não serão prejudicadas por seu peso, tem grandes chances de ganhar a causa. “Um candidato obeso pode exercer a função de professor, uma função administrativa. O fator peso, IMC ou qualquer outro limitativa para a atividade física não está relacionado com o fator intelectual a pessoa possa vir a desenvolver”, diz o advogado.

Questão sem consenso

O argumento, em geral, é de que a pessoa não pode assumir o cargo porque mesmo que não tenha nenhuma doença causada pela obesidade agora, pode ser que no futuro desenvolva algum problema de saúde.

O assunto é polêmico porque mesmo entre os especialistas não existe um consenso. O cálculo do IMC nem sempre revela o estado de saúde da pessoa, e pode levar a diagnósticos errados de sobrepeso ou desnutrição.

A nutricionista Eliane Arena explica que o cálculo do índice de massa corporal, por si só, não diz muita coisa. Para saber se uma pessoa pode desenvolver doenças como diabetes e triglicérides, por exemplo, é preciso levar em conta vários outros exames.

“Porque você pode ter uma pessoa obesa com a gordura bem distribuída, com colesterol e trigliceres perfeito e uma pessoa magra que tenha colesterol alto”, explica.

Decisão favorável

Recentemente, o caso da professora Mariana Justulin teve uma decisão favorável. Um juiz considerou que a obesidade não iria interferir no trabalho dela, em sala de aula.

Quando participou de um concurso público para o cargo de professora na rede estadual, em Bariri, Mariana também foi reprovada na perícia médica porque seu IMC ficou acima dos 40.

O critério não estava especificado no edital. O texto dizia apenas que a pessoa precisava estar em boas condições de saúde.

Fonte: G1

O EduQC é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6270
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/obesidade-impede-que-aprovados-em-concursos-publicos-tomem-posse/532655674

Informações relacionadas

Matheus Salomé, Advogado
Artigoshá 6 anos

Considerado inapto na perícia médica: o que fazer para garantir sua vaga?

Sérgio Merola, Advogado
Artigoshá 6 anos

Obesidade pode ser fator de eliminação em Concurso Público para Professor?

Aline Simonelli Moreira, Advogado
Artigoshá 6 anos

Fui eliminado do concurso público por ser obeso: o que fazer?

Ylena Luna, Administrador
Notíciashá 10 anos

Diarista é impedida de assumir cargo público por ser considerada obesa

Diego Carvalho, Advogado
Modeloshá 5 anos

Mandado de segurança NCPC - Concurso público - Desclassificação indevida - Tatuagens

41 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Imaginem se todos sofrerem restrições arbitrárias porque futuramente pode ter algum problema, como citado no texto.

Então aos que bebem, fumam, comem muito chocolate, também não podem trabalhar, porque lá no futuro eles podem ter problemas, verdade, até quem sai muito de casa não esta apto porque a chance de sofrer um acidente é alta, então acho que ninguém mais terá empregos... e cada uma que não dá pra engolir... continuar lendo

Acho que o Brasil é o único país do mundo onde acontece essas bizarrices. continuar lendo

O IMC é importante. No meu caso (IMC 42 com muito orgulho), agora aos 68 anos de fogosas primaveras, fui informado no ultimo exame anual, que apareceu uma diabete de valor 156. Não sei bem o que representa, mas sei que o ideal é de 70 a 99. Percebam o perigo que o governo quer prevenir. Imaginaram que o Beltrano entrou com 25 anos em uma carreira pública e depois de 40 anos de trabalho corre o risco de aposentar e não aproveitar, com saúde perfeita, o seu beneficio. Essas nossas leis, feitas pelos DeputAntas e SenadAntas eleitas com o nosso voto, preocupam-se em garantir a possibilidade de gozo de uma aposentadoria repleta de paz e amor. continuar lendo

Interessante para assumir o cargo pelo qual estudou, lutou e conquistou o IMC é fator impeditivo, sugiro então se não está apto ao trabalho que se dirija até uma agência do INSS e tente um afastamento afinal de contas pelo que consta não está apto para o trabalho por sua condição diretamente ligada ao peso. Sabem qual seria resposta obesidade não é doença e seu IMC te permite perfeitamente laborar, em outras palavras esse País é uma vergonha, tenho vergonha de ser brasileiro e de ver tantas atrocidades sendo cometidas com condutas preconceituosas, no futuro poderá, que futuro?
Quem sabe como estará daqui a 5 minutos? Lamentável continuar lendo

"Segundo os peritos do Tribunal de Justiça, o valor esperado pra uma pessoa ser considerada apta a trabalhar é entre 18 e 25." - Eu tenho, atualmente, IMC de 17.5, seria então considerado inapto a trabalhar? Ou teria de colocar uns pesos no bolso só para passar nessa média ridícula criada por meio de arbitrariedades?

Que horror, agora entendo melhor o que é estar fora da média... muito triste quando alguém sofre preconceito e é julgado por números ou aparência e não pela capacidade de atuar no trabalho. continuar lendo

Hahahahaha... Que absurdo!
Agora os grandes cursinhos de concurso público também terão que disponibilizar uma videoaula de exercícios físicos pros candidatos manterem o shape! Ehê Brasilzão véi continuar lendo