Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Aprovada lei que 'pausa' validade dos concursos públicos no DF

Texto estabelece regras para suspensão temporária, caso não seja possível nomeações

há 6 anos

A lei que "pausa" a validade de concursos, enquanto não puder haver nomeações, foi sancionada pelo Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. A decisão foi publicada na última sexta-feira, 2, no Diário Oficial do estado e será uma alteração no art. 68 da Lei nº 4.949, de 15 de outubro de 2012, que estabelece normas gerais para realização de concurso público pela administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal.

De acordo com o texto, o prazo estabelecido no edital do concurso será automaticamente prorrogado por igual período, quando a Administração Pública, por ato formal, ainda que temporário, suspender as nomeações para concursos já homologados.

Confira um trecho do documento:

§ 2º Não flui o prazo de validade do concurso do termo inicial ao final da suspensão das nomeações, ainda quejá tenha ocorrido aprorrogação, devendo o período da interrupção ser aditado ao prazo constante do edital.

§ 3º Sendo suspensas as nomeações com base no art. 22,parágrafo único, IV, da Lei Complementar federal nº 101, 4 de maio de 2000, é adotada a redução das despesas, por meio de exoneração de ocupantes de cargos em comissão e função de confiança, de forma análo,;a ao preceituado no art. 169, § 3 I, da Constituição Federal.

Projeto de Lei tramitava desde 2017

No Projeto de Lei. apresentado em novembro de 2017, de autoria do Deputado Raimundo Ribeiro (PSB), entre os motivos para a suspensão temporária estão restrições para nomeação como, por exemplo, para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)- que prevê um teto máximo de gastos para o governo,incluindo o gasto com pagamento de pessoal.

As justificativas foram que o projeto visa atender as revindicações dos cidadãos que buscam ingressar no serviço público. Cabendo considerar o empenho e expectativa dos candidatos na preparação para os concursos,assim como as despesas.

A Lei entrou em vigor a partir da data de sua publicação, dia 2 de fevereiro. Antes desta mudança, o prazo do concurso seguia sem pausas.a partir de sua homologação.

Se não nomeados durante a validade da seleção, os candidatos perderiam a vaga. A lei é valida somente para concursos no âmbito do poder executivo estadual.

O EduQC é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".

Fonte: Folha Dirigida

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4396
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações634
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-lei-que-pausa-validade-dos-concursos-publicos-no-df/543560121

Informações relacionadas

Marconne Celestino, Advogado
Artigoshá 3 anos

Se o concurso público for adiado, suspenso ou cancelado, quais são os meus direitos?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)