Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Crise no sistema prisional evidencia necessidade de concurso público

Brasil tem apenas 78.163 agentes em exercício

há 6 anos

Com uma população carcerária entre as maiores do mundo, o sistema prisional brasileiro vive uma grande crise, e ela passa também pelo deficit em seu quadro de pessoal. Segundo dados do Conselho Nacional de justiça, de 2017, o Brasil tem a quarta maior população de presos em número de pessoas, atrás apenas dos Estados Unidos (2.228.424), China (1.657.812) e Rússia (673.818) 16.

De acordo com a última contagem, recenseada e estimada pelo IBGE em 2016, a população brasileira é de aproximadamente 205.720.000 habitantes. Deste total, 726.712 correspondia a população carcerária em 2016, segundo dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (lnfopen).

A taxa de encarceramento nacional é de 300 presos para cada cem mil habitantes no País. De acordo com o levantamento do lnfopen de 2017, com dados de 2016, para atender toda essa população carcerária existiam 105.215 profissionais em atividade no sistema prisional de todo o pais.

Sistema prisional tem 78 mil agentes

Mas quando o número analisado é só o do cargo de agentes penitenciários ou de agente de cadeia pública, ele cai para 78.108 servidores voltados à atividade de custódia. Ou seja, são 78.108 profissionais para tomar conta de 726.712 presos, o que dá uma média de 9,3 presos por agente.

Número alarmante e que dá a dimensão da crise e fragilidade do sistema, uma vez que viola a resolução nº 9. de 2009, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que indica a proporção de um agente para cada cinco pessoas presas como padrão razoável para a garantia da segurança física e patrimonial nas unidades prisionais.

Deficit é ainda maior

Se essa resolução fosse seguida ao pé da letra, o sistema carcerário brasileiro teria que ter pelo menos 145 mil agentes penitenciários trabalho na função. Ou seja 66.892 vagas a mais a serem preenchidas.

Ainda, conforme o levamento do lnfopen, o atual número de agentes penitenciários está distribuído da seguinte maneira:

Se o número de vagas considerado ideal para atender os presos brasileiros ainda recebesse o somatório de terceirizados e temporários, teríamos uma demanda de mais 83.883 vagas em aberto para concurso público.

O EduQC é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".

Fonte: Folha Dirigida

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações535
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crise-no-sistema-prisional-evidencia-necessidade-de-concurso-publico/550363025

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)