Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Saiba quais alimentos podem te ajudar na hora de estudar para concursos

há 6 anos

Do que adianta estudar e estudar, ler apostilas e mais apostilas, se na hora da prova que é bom dá aquele branco e não lembramos de tudo? Felizmente, podemos contar com a alimentação para ajudar nosso cérebro a guardar as informações. Um coisa é certa Para funcionar bem, nossa mente precisa de energia e repouso adequado. É o que afirma Simone Rocha Santos, presidente da Associação de Nutrição do Distrito Federal (ANDF). Ela tem boas dicas sobre quais alimentos podem ajudar na concentração, na assimilação dos conteúdos estudados e no descanso mental.

Os alimentos citados a seguir melhoram a função cognitiva devido aos nutrientes e fitoquímicos que reduzem a inflamação e o estresse oxidativo- um processo normal do corpo humano. O estresse oxidativo produz radicais livres que, em quantidades excessivas, danificam as células e aceleram o envelhecimento.

Abaixo, além dos alimentos que os candidatos devem acrescentar ao cardápio, a nutricionista também indica a forma mais adequada de preparação. Bons estudos e bom apetite!

Alimentos aliados dos estudos

Uvas roxas, suco de uva e vinho tinto: são fontes de resveratrol, substância (flavonoide) encontrada na casca das uvas escuras. Elas têm características antioxidantes e anti-inflamatórias, prevenindo assim a perda cognitiva ao longo dos anos.

Açafrão da terra (Curcuma longa): É um tempero muito consumido em nossa região, ele é fonte de curcumina, outra substância com ação antioxidativa. Uma dica para melhorar a absorção desse composto é que esteja em presença de gordura boa, como o azeite. Também é indicado misturá-lo com um pouco de pimenta do reino. É importante colocar o tempero ao final da preparação, de modo que ele não seja aquecido demais e perca a sua atividade.

Chá verde (camellia sinensis): Nesta bebida, há moléculas que impedem reações de oxidação no corpo. O indicado é comprar a folha seca bem embalada e sem contato com oxigênio. É muito importante preparar o chá corretamente. Aqueça 250ml de água até o ponto pré-fervura, quando aparecem a bolinhas, e coloque uma colher de sopa da folha e tampe por 5 a 10 minutos. Depois é só coar e beber. Não adoce o chá com nada, pois pode diminuir a absorção do composto bioativo, as catequinas.

Castanha do Brasil: Consuma de uma a duas castanhas do Brasil por dia. Ela é rica em selênio, importante para a diminuição do estresse oxidativo no cérebro.


Peixes ou suplemento de ômega-3: São essenciais para o funcionamento do cérebro, pois é um anti-inflamatório natural, mantém o funcionamento cerebral em ordem, afasta o risco de doenças degenerativas e auxilia no desenvolvimento do órgão das crianças. É importante obter a gordura boa (EPA e DHA), de origem animal, pois a de origem vegetal não é bem aproveitada pelo organismo. Qualquer tipo de peixe pode ser consumido, além dos suplementos alimentares, com foco nos que contém as gorduras EPA e DHA.

Ovo: Comê-lo com a gema pode melhorar a função cognitiva, isso se deve ao fato de a gema ser rica em luteína, um potente antioxidante. Pode ser consumido cozido, mexido, na forma de omelete ou poché. Evite fritar em imersão com a gordura, e lembre-se, o principal benefício esta presente na gema.

Café

Presente no dia a dia do brasileiro, o café é indicado para a hora dos estudos, pois induz um estado de alerta, melhora a concentração, acelera o metabolismo e dá uma energia a mais. A cafeína é quem faz esse trabalho no corpo humano, e também pode ser encontrada no chá verde, chá preto, chá mate, bebidas a base de cola, guaraná, cacau e chocolate.

O alerta da presidente da ANDF fica em relação à quantidade adequada de consumo da cafeína, pois em excesso causa agitação, irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, insônia, problemas gastrointestinais e em casos extremos a perda das funções intelectuais. A Autoridade de Segurança Alimentar da União Europeia (EFSA) publicou um estudo em que indica a quantidade diária máxima para um adulto. O ideal é não ultrapassar os 400 miligramas por dia, equivalente a cinco xícaras de café ou cinco latas de bebida energética.

Outras dicas

Além desses alimentos, Simone explica que é essencial diminuir o consumo de açúcares, gordura saturadas e gorduras trans presentes em alimentos industrializados e ultraprocessados. “Se a pessoa não tiver uma dieta equilibrada, não vai adiantar comer um ou outro alimento que seja bom para o cérebro, assim não vai aumentar o foco e concentração” ressalta a presidente da ANDF.

Uma dieta rica em frutas, verduras, grãos integrais, azeite de oliva extra virgem, carnes magras e brancas, conhecida como dieta mediterrânea, é uma sugestão para ter uma alimentação adequada.

Já para aqueles que não querem ou mesmo não têm tempo para preparar as refeições, Simone indica os suplementos. Além do ômega-3, amplamente divulgado, há também suplementos de teanina, presente no chá verde e taurina, presente em carnes, ambos também têm propriedades antioxidantes, e podem ser absorvidas mais rapidamente se consumidas de forma sublingual.


Resultados

Luã Gustavo da Silva é formado em direito e estuda diariamente para concursos de carreiras militares. Há três anos ele dedica de uma a duas horas por dia para alcançar esse objetivo, e desde então começou a ingerir suplemento de ômega-3. “Comecei a tomar porque ouvi de alguns amigos que melhorava o controle do colesterol. Após tomar diariamente percebi outros benefícios. Na hora de estudar eu costumo me concentrar melhor, aprendo mais e sinto uma evolução nos estudos,” ressaltou o estudante.

Silva também afirmou que sentiu mudanças positivas na sua pele, na visão, perdeu peso e que da dor de cabeça que sentia ao utilizar o computador ou ler um livro diminuiu. Com relação à alimentação, ele costuma sempre acrescentar salada e derivados de peixe. “Quando saio com amigos e como carne bovina mais gordurosa, sinto que pioro o rendimento. Me estresso mais e não consigo desenvolver os estudos.”

O EduQC é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os"4 passos para aprovação em concursos".


Fonte: Correioweb

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3210
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saiba-quais-alimentos-podem-te-ajudar-na-hora-de-estudar-para-concursos/561677052

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

L-ACETILcarnitina, alimenta o cérebro e aumenta com isso a inteligência. continuar lendo