Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Relator aprova PL sobre testes físicos para gestantes

De acordo com a proposta, candidatas gestantes de concursos que pedem provas de aptidão física poderão requerer a aplicação das provas após a gestação

há 6 anos

O senador Lasier Martins (PSD/RS), relator, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, no Senado Federal, do projeto de lei do senado 83/2018, que trata da forma de aplicação de testes de aptidão física para gestantes em concursos públicos, aprovou a proposta, no último dia 4 de setembro. Agora, o texto segue para ser votado de forma definitiva pela comissão, onde já se encontra na pauta para as próximas sessões.

De acordo com o projeto, independente de previsão expressa em edital, as candidatas gestantes terão direito a aplicação das provas físicas em data diferente da indicada aos demais participantes. O texto determina que para isto não será considerado o tempo de gravidez, nem mesmo a condição física e clínica da candidata, bem como o tipo de exame físico, o grau de esforço e o local de realização da prova.

A proposta determina que a candidata que desejar remarcar a prova física deverá comprovar documentalmente o estado de gravidez, por declaração de profissional médico ou clínica competente, devendo ser juntado exame laboratorial comprobatório.

A proposta também determina que, em caso de comprovação da falsidade em qualquer documento, a participante será excluída do certame, devendo ressarcir a entidade d despesas com a realização do exame e, caso já empossada, terá sua posse anulada, com devolução dos valores recebidos.

Em caso de pedido de remarcação, o local e horário deverão ser determinados pela banca, dentro de um prazo de 30 a 90 dias da data do término da gravidez.

De acordo com a justificativa do PL, a situação das candidatas gestantes em concursos públicos vem preocupando não apenas os responsáveis pela realização dos certames, mas também o poder Judiciário. “Entendemos que a gestante que presta concurso público com etapa de aptidão física não deve ser prejudicada por essa circunstância pessoal transitória, sendo imperativa a previsão de remarcação da prova física. O poder público deve proteger a maternidade, assim como o mercado de trabalho da mulher. A presente medida visa efetivar a igualdade material de gênero, sob a ótica da igualdade de oportunidades”.

O EduQC é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia.

Fonte: JC concursos

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações149
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relator-aprova-pl-sobre-testes-fisicos-para-gestantes/623260296

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fico imaginando a gestante depois de nove meses de gestação, uma cesariana e amamentação, ter que dentro de 30 a 90 dias da cirurgia ter que correr, pular, fazer barra... continuar lendo