Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Confira dicas para passar em concurso na metade do tempo

há 6 anos

Uma pesquisa da EduQC– plataforma de autodidatatismo com base em inteligência artificial – revelou que, na tentativa de passar em um concurso público, mudanças constantes no objetivo são o principal erro. Segundo Victor Maia, CEO da empresa, o tempo de aprovação — em média de 4,5 anos — pode ser reduzido pela metade, se a pessoa usar a metodogia correta: estudar todas as disciplinas básicas da área, sem almejar alguma prova específica, e apenas se dedicar aos conteúdos específicos após a autorização do concurso, geralmente oito a dez meses antes do teste.

A indústria se aproveita de pessoas que decidem começar a estudar depois da divulgação do edital, vendendo apostilas e outros materiais. A verdade é que só de 5% a 10% dos alunos realmente têm chances de passar. O sensato é focar em uma área e construir uma base primeiro — afirmou.

O levantamento, que analisou mais de 30 mil simulados feitos por quatro mil concurseiros, ao longo de dois anos e meio, constatou que, em média, os alunos utilizam 68% do tempo para estudar teoria e apenas 14% em revisões. Entretanto, para alunos que já têm um bom nível de proficiência no conteúdo, revisar os assuntos mostrou-se a forma mais eficaz de atingir a aprovação. Para os alunos iniciantes, focar na prática, como executar exercícios e simulados, é a melhor maneira.

As técnicas mais eficiente para aprender são as mais ativas. Quem lê aprende mais que quem assiste aula (9% mais) ou vídeo aula (25% mais). declarou o CEO.

O tempo dedicado à cada disciplina deve estar condicionado a três fatores: peso no edital, conhecimento já adquirido e dificuldade. De acordo com Maia, quanto mais fácil a matéria, maior peso na prova e menor conhecimento, mais tempo deve ser investido:

O acerto na disciplina mais fácil vai valer o mesmo que o acerto no conteúdo que você suou para aprender. Devemos focar nos pontos positivos e aprimorá-los, antes de passar para os demais. O importante é fazer constantes avaliações.

A pesquisa também revelou que fazer uma revisão usando suas próprias anotações é 45% mais eficiente do que ler teoria, e que quem estudou sete dias na semana obteve resultados piores do que alunos que estudaram seis.

O EduQC é seu aliado na hora de estudar. Com ele, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia.

Fonte: Extra Globo

  • Sobre o autorsabemos onde e como passar em Concurso Público
  • Publicações1076
  • Seguidores4395
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações357
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confira-dicas-para-passar-em-concurso-na-metade-do-tempo/633346985

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)